Nossos Serviços
Você está lendo:
Arteterapia




Compartilhe ou salve esta página:
         

A arteterapia é uma atividade voltada à saúde mental em que os participantes usam o processo de criação para desenvolver a criatividade, explorar conflitos emocionais, favorecer o auto-conhecimento, gerenciar comportamentos e vícios, desenvolver habilidades sociais, melhorar a orientação para a realidade, reduzir a ansiedade e aumentar a auto-estima.

Antes de tudo, é importante entender que a arte é uma forma de comunicação. Toda criação individual envolve, antes de tudo, um relacionamento entre o indivíduo (e suas particularidades) e o objeto que será retratado, mesmo que seja um abstrato. E o objeto resultante desse arrolamento entre quem cria e o que o inspirou a criar é carregado de significado.

Tendo por princípio ser uma aliada na obtenção de todos esses benefícios, a arteterapia é, atualmente, amplamente praticada em uma diversificada variedade de configurações, incluindo hospitais, instituições psiquiátricas e de reabilitação, spas de relaxamento, instituições forenses, escolas, retiros, asilos, na iniciativa privada, e outros ambientes clínicos e comunitários. Durante as sessões individuais e / ou em grupo, o arteterapeuta aplica os fundamentos do desenvolvimento do trabalho artístico para melhorar o bem-estar físico, mental e emocional dos participantes.

 

A quem são indicadas as sessões de arteterapia?

 

Como vimos anteriormente, a arterapia é uma aliada na obtenção de uma infinidade de benefícios relacionados à saúde mental. Portanto, de modo geral, toda e qualquer pessoa pode tirar benefícios de sessões direcionadas. Mas a arterapia torna-se ainda mais indicada em situações específicas. Conheça algumas:

- Crianças portadores do espectro de autismo: Levando em conta o caráter puramente comunicacional da arte, as sessões podem ser de grande valia no processo de desenvolvimento das habilidades sociais da criança, uma vez que pode ser um canal mais acessível para que ela possa expressar seus pensamentos sem que necessite - de início - interagir socialmente para isso.

- Grupos de terceira idade: Envelhecer com saúde é o objetivo de qualquer pessoa. No entanto, muita gente esquece que a saúde física é extremamente dependente da saúde mental. A arteterapia aplicada na terceira idade tem papel extremamente eficaz para estimular o cérebro. O ato de criar exige que o cérebro pense. E é essa exigência que atua excepcionalmente bem no combate ao ócio, sendo indicado - inclusive - como aliada terapêutica no tratamento do Mal de Alzheimer e em outros quadros de demência ocasionada pela idade.

- Arteterapia Empresarial: O estresse gerado pela rotina de trabalho além de desgastante e nociva à saúde (física e mental), atrapalha muito o rendimento em qualquer que seja a área de atuação profissional. O programa de arteterapia empresarial visa gerar uma quebra de rotina de trabalho onde, por meio de sessões em datas aleatórias, os trabalhadores possam ter um tempo para explorar suas habilidades criativas. O resultado dessa quebra relaxante de rotina é uma equipe mais motivada e muito mais relaxada para encarar as exigências das atividades laborais.

 

Qual o "know-how" que Alaim Moreira Lima tem sobre arteterapia?

 

Alaim Moreira Lima é formado em Ensino Superior das Artes Plásticas em Santiago de Cuba (Cuba) com diploma reconhecido pela USP (Universidade de São Paulo) e possui especialização em "Arteterapia em Saúde e Educação" pela Universidade Cândido Mendes - Rio de Janeiro.

Além disso, o artista já atuou como arteterapeuta no atendimento de pacientes psiquiátricos no CAPS Nina Rodrigues e no projeto Circo-escola, ambos na cidade de São Luís.

Atualmente trabalha como arterapeuta do CRAS Liberdade (Centro de Referência de Assistência Social).

 

Quanto custam as sessões e como eu posso contratar?

 

Os preços variam de acordo com o tipo e a frequência da aplicação. As sessões podem ser individuais ou em grupo. Se desejar mais informações a respeito, você pode ligar para o arterapeuta (98) 9604-2480 ou entrar em contato via formulário através da seção "Fale Conosco" aqui do site (no menu superior).


Estatísticas:
web counter


Site desenvolvido pela

Agência w86



alaimmoreiralima.com - © 2017
Todos os direitos reservados